domingo, 13 de janeiro de 2008

Justiça - Sua verdadeira Face

Nova postagem? Mas já? É, já... recentemente escrevi uma curta mensagem a um grande amigo meu, Michel, ele se nomeia fã das coisas que escrevo, ainda mais do meu conto do Marcelo, que reentemente anda parado, infelizmente. Ele gosta muito das minhas críticas a sociedade, das idéias sociais que possuo de vez em sempre, nossas conversas são as vezes politicas de mais para a idade que temos.

Esse texto em questão é não uma crítica, mas um debate pessoal, que ao longo do texto se torna universal, sobre a minha visão da Justiça, já discutimos muito sobre temas como esse, não faz muito tempo que discuti sobre a Liberdade por aqui, claro que foi uma parte curta, esse é longo e só sobre esse assunto, não sobre minhas opiniões como o anterior.

Espero que gostem, beijos e abraços da autora.

PS: Não me xinguem.



-- Justiça – Sua verdadeira Face --


Uma vez minha mãe me disse, na realidade não faz muito tempo desde que ela me ofereceu sua sabedoria realista... Disse-me que um dia, quando era muito pequena, eu acreditei em coelho da páscoa, depois em papai Noel... Até que chegou um dia e eu reparei que os dois eram puras invenções, aquelas para deixar crianças felizes e caladas na hora de dormir, esperando ambos chegarem. Ai quando cresci, acreditei no mais absurdo de todas as crenças, a justiça... Ela me disse, "você não mais acredita em papai Noel, muito menos em coelho da páscoa, por que então acredita na justiça?", quis respondê-la, mas não encontrei palavras, mais tarde fui me questionar, indagar sobre essa questão, eu acredito, acreditei, acreditarei, não sei, talvez pelo fato de ser um modo de deixar meu "eu-rebelde" um pouco mais calado, um pouco mais feliz...

Senti-me um pouco desorientada pensando sobre o assunto, não sei se era o cigarro que fumava que fez minha mente perder um pouco a noção ou se foi a complexidade simples do assunto que me deixou confusa, só sei que nunca havia pensando no assunto, não desse modo. E olhe, se um dia você conhecer uma pessoa rebelde com causa, que ama discutir assuntos polêmicos e vive em função de quebrar a imagem que as pessoas têm da sociedade, você me conheceu e mal sabia disso.

Olhei um pouco para o céu, pensando na política do país, meio estranho, mas era o modo de concluir minha teoria, ou melhor, a teoria de minha mãe. Justiça, sempre imagino aonde vem a origem dessa palavra, quando o homem começou a utilizá-la, e pense bem, desde que o mundo é mundo, desde que o homem domina os meios em que encontra, (o céu, a água, a terra, o espaço), ele fala de justiça, mas não a tem, e quando tem a possibilidade de oferecer a alguém a justiça, não a utiliza. Então por que usam essa palavra?

Uma vez escrevi algo sobre liberdade, cheguei à conclusão, causando polêmica a amigos e conhecidos mais "bonzinhos", que ela sempre fora uma luta inexistente, que mesmo que você diga que luta a favor dela, na realidade é a pura aparência, que você realmente quer lutar, você gosta de ser preso pelas mãos da sociedade e da religião, só queria que as coisas melhorassem um pouco mais para você. Não, não me venha com essa falsa bondade, você não pensa nos outros primeiro. Não me xingue, é que eu simplesmente não posso mentir para um leitor.

O que acontece na realidade é que tanto a liberdade quanto a justiça são coisas lutadas em conjunto individualmente, como assim? Bem, você as quer em certos momentos, em certos acasos, mas a quer para você em princípio, no entanto ao longo do trajeto de batalha você encontra alguém que luta pelas mesmas causas de modo diferente, como você sabe que sem ajuda não ia jamais ganhar o que quer, afinal todo homem é uma criança mimada não assumida. O que o homem quer, ele luta, não importando as conseqüências para conseguir. Ai ao longo do caminho você encontra mais pessoas lutando pela mesma causa e assim vira uma guerra, de modo pessimista de pensar, ou uma luta, do modo otimista de pensar.

Temos mania de ofender políticos, com todo direito e motivos, porém nunca vimos por trás da política, não é nossa culpa, ainda não estivemos lá para saber. Mas uma coisa é certa, não precisamos xingar nossos prefeitos, governadores, aqueles homens que pensamos que realmente comandam nosso país, xinguem os deputados, xinguem o parlamento, essas coisas, porque são eles que realmente comandam nosso país, o resto foi feito só para falar em público e assinar uns papéis que eles mal leram, afinal alguns nem possuem essa capacidade (não citarei nomes por pura educação).

A justiça nunca esteve ao nosso alcance, porque, quando conseguimos alguém que naqueles programas obrigatórios de meia hora (que parecem milênios desperdiçados), que nos dizem "Trarei justiça para o nosso país!", por favor, não caiam no erro, não outra vez. Não que eu esteja falando pra fazermos uma greve e não votarmos, longe disso, pois ai qualquer voto decide a escolha que nos privamos de fazer, não podendo depois nos rebelar contra o Estado, ai não tem mais graça.

No entanto, o que realmente quero dizer é que, o homem continuará dizendo essas palavras até encontrar o que lhe agrada para ficar quieto e, assim, piorar a situação para seus, até então, colegas de batalha. O poder sempre dominará a mente do homem, não importando o quão correto e direito ele lhe pareceu. E quando o poder domina a mente de um homem, meu caro, desista, ele não vai lhe ajudar, a justiça mais uma vez ficará só nas palavras que escrevemos e falamos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!!!!!
Sou a Elizabeth Rodrigues.
Você comentou num post meu no café e revista.
Olha, seu texto é ótimo!
Parabéns!!!!!

Desculpa pela demora!
É que ando muito sem tempo!

Beijos.